SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número34Intervención estatal, incentivos y desempeño educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PINTO, Fátima Cunha Ferreira  e  OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira de. A avaliação institucional e à acreditação como base para qualidade em ensino à distancia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.05-18. ISSN 0104-4036.

O artigo expõe a problemática da Avaliação Institucional e Acreditação como base para Qualidade de Ensino à Distância em uma sociedade do conhecimento. Analisa a metodologia do ensino à distância, comparando-a com a do ensino convencional, e sua importância para os países desenvolvidos. Também relata a Política Brasileira de Educação à Distância e programas educacionais criados nessa área, tais como: TV Escola, PROINFO, PROFORMAÇÃO e PAPED, analisando seus pontos fracos e fortes e reconhecendo a importância da expansão da Educação à Distância para além dos programas não-acadêmicos e cursos de pós-graduação. Finaliza ressaltando a  importância do Avaliação Institucional e Acreditação no melhoria dos serviços oferecidos à sociedade como um todo e, principalmente, como apoio ao crescimento e melhoria de qualidade da Educação à Distância no Brasil.

Palavras-chave : Educação à Distância; Avaliação Acreditação; Avaliação Institucional; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )