SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número34A avaliação institucional e à acreditação como base para qualidade em ensino à distanciaOs desafios do ensino das profissões de saúde frente às mudanças do modelo assistencial: contribuição para além dos pólos de capacitação em saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MORDUCHOWICZ, Alejandro. Intervención estatal, incentivos y desempeño educativo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.19-42. ISSN 0104-4036.

Neste trabalho são revisados alguns dos argumentos econômicos que sustentaram tradicionalmente a provisão da educação e os contra-argumentos que foram dirigidos para apoiara introdução de mecanismos de mercado na concessão de recursos setorial. O interesse de revisar essa discussão reside em analisar criticamente as origens e o sustento das formas que foram propostas nos últimos anos para melhorar o desempenho dos resultados na aprendizagem. Concretamente, são revisadas três dimensões sobre aquelas que têm discutido internacionalmente a introdução de mecanismos de incentivos no sistema educativo: a) em um nível de macro-sistema, por meio de subsídios para atender a demanda; b) em um nível escolar, por meio de determinações para promover processos e/ou resultados e c) em um nível docente, por meio de mudanças na estrutura salarial.

Palavras-chave : Economia da Educação; Incentivos; Financiamento Educativo; Determinações de Recursos; Salários Docentes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )