SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número34Intervención estatal, incentivos y desempeño educativoUniversidades federais: regras do jogo, declínio e opções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CORDEIRO, Hésio. Os desafios do ensino das profissões de saúde frente às mudanças do modelo assistencial: contribuição para além dos pólos de capacitação em saúde da família. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.43-53. ISSN 0104-4036.

O autor discute os aspectos da reforma sanitária brasileiro que requerem políticas públicas e iniciativas de formação de recursos humanos em saúde, envolvendo as universidades e instituições de ensino para a capacitação de profissionais nos estratégias de saúde da família. Debatem-se as transformações populacionais, epidemiológicas e do perfil de demanda em saúde relacionadas aos processos de desenvolvimento do país e que, ainda, caracterizam níveis de desigualdades regionais e sociais, no Brasil. As reformas sanitária e educacional nos anos recentes, têm ampliado a universalização do acesso aos serviços de saúde, porém não têm atendido ao aprimoramento da resolubilidade e da qualidade dos cuidados. São discutidas as estratégias de saúde da família e de suas relações com os cenários das políticas educacionais e das diretrizes do ensino das profissões de saúde para atender à formação dos profissionais adequados à expansão das equipes de saúde da família.

Palavras-chave : Saúde da Família; Recursos Humanos em Saúde; Capacitação Profissional; Reforma Sanitária; Reforma Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )