SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número34Os desafios do ensino das profissões de saúde frente às mudanças do modelo assistencial: contribuição para além dos pólos de capacitação em saúde da famíliaAvaliação institucional na Alemanha e no Brasil: análise comparativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOUZA, Alberto de Mello e  e  BARROS, Aluízio Antônio de. Universidades federais: regras do jogo, declínio e opções. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.55-79. ISSN 0104-4036.

O artigo aborda a situação atual das universidades federais, descrevendo as regras que restringem o seu desempenho e discutindo as mudanças contextuais tanto das fontes de financiamento quanto da dinâmica das universidades particulares, que diminuem as vantagens comparativas existentes das universidades federais e apontam para seu declínio inexorável, se não houver mudanças. A questão da autonomia é discutida e vista conjuntamente com o padrão de financiamento. Uma forte dependência dos recursos governamentais está associada a controles burocráticos que pouco têm a ver com o âmago da questão, qual seja, a busca incessante do prestígio acadêmico. Discutem-se regras para o exercício da autonomia que favoreçam melhores resultados das universidades federais e que estes sejam socialmente mais relevantes.

Palavras-chave : Universidades Federais; Crise Fiscal; Gestão Financeira; Serviços não Educacionais; Modelo de Decisão; Gestão Acadêmica; Autonomia Universitário; Vantagem Comparativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )