SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue34Universidades federais: regras do jogo, declínio e opçõesEscolas de ensino médio de Belo Horizonte: as campeãs e as que oferecem mais ao aluno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

NASCIMENTO, Raimundo Benedito do  and  XAVIER, Lila Clotilde Barbosa. Avaliação institucional na Alemanha e no Brasil: análise comparativa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.81-100. ISSN 0104-4036.

Este artigo procura situar a avaliação no perspectivo daquela que é desenvolvida na Alemanha, segundo o Professor Dr. Hans-Günter Rolff, com ênfase no Modelo CIPP, de Stufflebeom, que prioriza o processo avaliativo institucional e não somente os resultados oriundos desse processo, sendo necessária, para isso, uma avaliação da própria avaliação (meta-avaliação) tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, foi feita uma análise entre esse modelo e as genéricas referências brasileiras sobre a avaliação das instituições de ensino, reforçadas com a preocupação nacional de garantia de um ensino de qualidade a todos os cidadãos.

Keywords : Avaliação; Instituições de Ensino; Qualidade de Ensino; Processo de Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )