SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número34Escolas de ensino médio de Belo Horizonte: as campeãs e as que oferecem mais ao aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NASCIMENTO, Alberto Fernando Monteiro do; SOUZA, Paulo Fernando Araújo de  e  LASSANCE, Robert. Avaliação constitucional conseqüente: uma proposta metodológica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.123-134. ISSN 0104-4036.

Este artigo baseia-se na experiência de avaliação institucional da Universidade Católica de Brasília - UCB, de 1997 o 2000, que levou à concepção de uma metodologia simples e objetiva. Esta nova forma de organização e exposição de resultados de avaliações toma mais eficaz o processo decisório e a conseqüente realização das mudanças necessárias para responder aos problemas apontados. Preliminarmente, são considerados os fundamentos teóricos da avaliação de programas e projetos educacionais, no âmbito da avaliação institucional. O item principal contém a justificativa e o descrição da metodologia proposta, apresentando a Planilha de Resultados e Ação como instrumento de organização e apresentação dos resultados de avaliações. Com o instrumento descrito, os avaliadores proporcionam às autoridades envolvidas a oportunidade de conhecer os pontos críticos levantados e decidir sobre o encaminhamento de soluções, de forma objetiva, fundamentada, racional e segura. Por fim, recomenda-se sua experimentação em outras situações de forma a se aproveitar sua capacidade de contribuição à geração de conseqüências para as avaliações empreendidas.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Metodologia de Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )