SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número35As ciências no ensino médio e os parâmetros curriculares nacionais: da proposta à práticaTecnologia em educação e aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Construtivismo e alfabetização: um casamento que não deu certo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.161-200. ISSN 0104-4036.

O presente artigo tem três objetivos: apresentar os pressupostos das propostas construtivistas de alfabetização, demonstrar como as evidências empíricas apontam para o equívoco dessas propostas e sugerir novos caminhos para retomar a questão da alfabetização a partir de uma sólida base de conhecimentos científicos, teóricos e empíricos, o que permitiria ao Brasil superar a posição de último colocado no ranking mundial de qualidade no ensino da leitura e escrita (OECD, 2001 ). O artigo se divide em seis partes. Na primeira analisa as propostas construtivistas de alfabetização. Nas três seguintes apresenta algumas considerações de natureza lógica e evidências empíricas que demonstram o equívoco dos pressupostos, hipóteses e métodos construtivistas. Na quinta parte analisa possíveis causas da popularidade do construtivismo e na sexta parte apresenta sugestões e aponta caminhos para a recolocação do problema da alfabetização.

Palabras clave : Construtivismo; Alfabetização; Métodos Fônicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )