SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número35Construtivismo e alfabetização: um casamento que não deu certoA dimensão pedagógica da organização escolar: um estudo na ótica da cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DEMO, Pedro. Tecnologia em educação e aprendizagem. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.201-222. ISSN 0104-4036.

O texto busco, com apoio de estudos do inteligência artificial, com destaque para Hillis, outros argumentos contra os instrucionismos. Muitos autores de origem interdisciplinar estão interessados em sustentar o tese do aprendizagem reconstrutivo político, também no mundo do inteligência artificial e do tecnologia em educação. Trata-se de polêmico difícil, porque, além de tocar sensibilidades ideológicos, lanço discussões recentes sobre o constituição do processo evolucionário, em particular sobre emergência. Este fenômeno indicaria que o evolução - como ocorreu no surgimento do vida - não se reduz à replicação, mas introduz novidades que aparentemente não estavam presentes no situação anterior. Isto aplica-se de maneiro muito adequado à aprendizagem, sempre reconstrutivo e por isso também político, no sentido de gestor sujeitos capazes de história próprio. Ao mesmo tempo, esta discussão reforço o vínculo reconhecido entre educação/aprendizagem e cidadania.

Palavras-chave : Aprendizagem Reconstrutivo; Aprendizagem Político; Tecnologia em Educação; Emergência; lnstrucionismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )