SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número35Tecnologia em educação e aprendizagemAs perspectivas da pesquisa qualitativa para as políticas em educação pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TEIXEIRA, Lucia Helena G.. A dimensão pedagógica da organização escolar: um estudo na ótica da cultura. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.223-234. ISSN 0104-4036.

Neste texto discuto a dimensão pedagógica da administração da unidade escolar. Parto da constatação de que são pouco numerosos entre nós os estudos sobre a organização interna do estabelecimento de ensino de um modo geral e, particularmente, aqueles que se voltam para a compreensão dos processos que vão além das estruturas formais, para contemplar as relações que se processam no interior da escola. Buscando superar a percepção burocrática e uniforme da unidade de ensino, adoto uma abordagem cultural, abrindo espaço para a consideração das relações definidoras de sua prática pedagógica.

Palabras clave : Administração; Dimensão Pedagógica; Escola; Cultura; Organização Interna.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )