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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MOREIRA, Herivelto. As perspectivas da pesquisa qualitativa para as políticas em educação pública. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.235-245. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste artigo é duplo. Primeiro é definir as principais características da pesquisa qualitativa no campo da pesquisa educacional em comparação com a pesquisa quantitativa originada no paradigma polípositivista. O segundo é como este tipo de pesquisa pode, por meio de seus resultados, também servir de referência para orientar os processos de decisões dos gestores de políticas educacionais. O artigo também explora como os pesquisadores que utilizam esta abordagem estão estudando os fenômenos educacionais em seu ambiente natural, procurando fazer sentido ou interpretá-los em termos do significado que as pessoas dão a eles.

Palabras clave : Pesquisa Qualitativa; Características da Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Metodologia da Pesquisa; Políticas Públicas; Gestão da Educação.

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