SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número35As perspectivas da pesquisa qualitativa para as políticas em educação públicaUma perspectiva em avaliação educacional baseada na Teoria Triárquica da Inteligência Humana de Robert J índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BOCLIN, Roberto Guimarães. Avaliação: relato de uma experiência pioneira. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.247-258. ISSN 0104-4036.

O estudo relata uma pesquisa de avaliação institucional realizada pelo IDEG -Instituto de Desenvolvimento da Guanabara, instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Guanabara, em 1970, para o SENAI-GB, de caráter pioneiro em sua abrangência e metodologia. Avaliou o desempenho da instituição no período compreendido entre 1965 e 1968, na ministração de cursos de formação profissional, em quatro de suas escolas, num total de 6.300 alunos concluintes. Pesquisou aspectos administrativos, operacionais, econômicos e financeiros adotando critérios e indicadores que favorecessem uma análise qualitativa e quantitativa de seu desempenho. Foi extremamente inovadora em sua proposta, vindo a ser adotada em, praticamente, todos os estados brasileiros, firmando as bases conceituais da avaliação no SENAI. Por outro lado o autor relata aspectos conceituais que influenciaram o referido estudo e outros que, atualmente, se firmaram no cenário acadêmico no campo da avaliação. Trata-se de uma contribuição aos estudos da avaliação e uma referência justa ao mérito da pesquisa realizada pelo IDEG.

Palabras clave : SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; CEPEMO - Centro de Pesquisas de Mão-de-Obra; Produção Alunos-Hora.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )