SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número35Avaliação: relato de uma experiência pioneira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Uma perspectiva em avaliação educacional baseada na Teoria Triárquica da Inteligência Humana de Robert J. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.259-282. ISSN 0104-4036.

Este estudo é uma dissertação, à nível de mestrado, aprovada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 04/12/98, através da banca: Profa ora Marsyl Bulkool Mettrau (orientadora), Profa ora Rosa na Glat e Profa Ora Maria Helena Novaes Mira. Esta pesquisa objetiva descrever as contribuições teóricas de Robert J. Sternberg acerca de sua Teoria Triárquica da inteligência humana. Traz à reflexão questões de interesse do cotidiano escolar no que diz respeito à avaliação educacional, valorizando a voz do aluno de classe regular e especial e, portanto, o reconhecimento de seus direitos de cidadania e sentimento de não exclusão no processo acadêmico.

Palavras-chave : Inteligência Humana; Educação Especial; Portador de Altas Habilidades; Conhecimento Tácito; Teoria Triárquica; Da Inteligência Humano; Solução de Problemas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )