SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número36Efeitos de um programa de enriquecimento: descrição e resultados parciaisAvaliação do ensino: mito ou realidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CAMPELLO, Ana Margarida. Curso Pró-Técnico no CEFET/RJ - desafios e contradições da democratização do acesso às escolas técnicas federais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.36, pp.341-356. ISSN 0104-4036.

Este artigo analisa a elitização do acesso às Escolas Técnicas Federais e ressalta, por meio de um estudo de caso, a experiência, no início dos anos 90, na Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro - hoje, CEFET/RJ - de desenvolvimento do Curso Pró-técnico, com o objetivo de ampliação do acesso a seus cursos técnicos dos alunos de escolas públicas de ensino fundamental. Questiona, a partir da análise dessa experiência, o argumento da democratização do acesso aos cursos técnicos, utilizado para justificar na reforma da educação profissional - Decreto 2.208/97 - a separação entre ensino médio e ensino técnico.

Palabras clave : Acesso; Curso Pró-Técnico; Educação Profissional; Ensino Técnico; Escola Pública; Reforma Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )