SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número36Avaliação do ensino: mito ou realidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SOUZA FILHO, Edson A. de. Modelos socioculturais na família e na escola, segundo autodefinição étnica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.36, pp.375-402. ISSN 0104-4036.

Analisamos, entre professores e alunos, representações sobre seus familiares (RF) e sobre papéis escolares (RPE) de melhor/pior professor/aluno, segundo a autodefinição étnica. Observamos alunos de 2º grau (A) (n=121) e professores (P) (n=48), negros (N), mestiços(M), broncos (B) e indefinidos (I), de 9 escolas públicas do Rio de Janeiro. As RF de PB e AB enfatizaram relações interpessoais; PN e AN, indivíduos; PI e Al, contextos e indivíduos; PM e AM, sem conteúdos comuns. As RPE indicaram complementaridade entre liderança/submissão, oferta/demanda de serviços de professores/alunos, exceto entre PN e AN, que partilharam discursos em direitos humanos e autonomia individual. As RF de alunos com maior desempenho foram sobre  personalidade global individual (N), formação de parentes (B, M), interação/ contexto (M), família ampliada (N), formação do sujeito (M). Assim, a ênfase dos cristãos/brancos em relações interpessoais, na família e na escola, constitui-se em um obstáculo maior para o reconhecimento social da importância dada pelos negros ao indivíduo e ao grupo discriminado/negativamente entre seus pares.

Palabras clave : Família; Identidade Étnica  Religiosa; Papéis Educacionais; Representações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )