SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número37Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911 - 1925) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SCHWARTZMAN, Jacques  e  SCHWARTZMAN, Simón. O ensino superior privado como setor econômico. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.411-440. ISSN 0104-4036.

Este trabalho apresenta uma visão abrangente do ensino superior privado no Brasil, o partir dos dados do Censo 2000 do Ensino Superior e outras fontes.O ensino privado atende a cerca de 2/3 dos estudantes de nível superior do país em 946 instituições, mobilizando diretamente cerca de 10 bilhões de reais anualmente e empregando 200 mil pessoas entre professores e funcionários. A análise mostra que as instituições privadas são um grupo muito diferenciado, com algumas instituições de grande porte e muitos de pequeno porte. Metade de seus alunos está nas chamadas "profissões sociais", que incluem Direito, Administração, Economia e Ciências Sociais. A segunda área em importância é a educação e a terceira são as profissões associadas à saúde. O sistema privado tem crescido muito e deveria crescer ainda mais, dado o tamanho restrito do ensino superior brasileiro e a pouca expansão do setor público. No entanto, existem problemas de financiamento, eficiência e eqüidade que podem afetar esta expansão. O trabalho discute algumas das estratégias empresariais adotadas pelo setor privado, os esforços do governo federal para regulamentar o setor e identifica questões que  requerem pesquisa de campo adicional para serem elucidadas.

Palavras-chave : Ensino Superior Privado; Setor Econômico; Regulamentação; Estratégias de Crescimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )