SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número37O ensino superior privado como setor econômicoQuestionários para avaliação institucional baseados na lógica Fuzzy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LIMA, Helena Ibiapina; SILVA, Beatriz Rodrigues Gomes da  e  SILVA, Patrícia Rosa da. Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911 - 1925). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.441-456. ISSN 0104-4036.

Este texto sistematiza a primeira parte de um estudo sobre o Acesso ao Ensino Superior, que vem sendo realizado na linha de pesquisa Instituições Educacionais e Científicas do País, do PROEDES / UFRJ. O trabalho busca resgatar a história do acesso ao ensino superior no Brasil, da instituição do vestibular em 1911 até 1925. Analisa os dilemas surgidos considerando os marcos legislativos das políticas educacionais, bem como o material publicado na imprensa, durante o período. Apresenta o momento em que o exame de acesso procurava simplesmente distribuir as vagas existentes e sinaliza o surgimento de nova concepção, defendida por educadores, no sentido de o acesso contemplar, também, a igualdade de oportunidades. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais escritas, considerando algumas discussões empreendidas, tais como: a validade do vestibular como instrumento de análise da formação recebida nos níveis de escolarização anteriores, o conteúdo abrangido e o nível de complexidade.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino Superior; Exame de Acesso; Educação; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )