SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número37Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911 - 1925)Os Primeiros passos da pós-graduação no Brasil: a questão da dependência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CHWIF, Leonardo. Questionários para avaliação institucional baseados na lógica Fuzzy. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.457-478. ISSN 0104-4036.

Este trabalho propõe uma metodologia para a criação e análise de questionários para avaliação institucional, baseados na lógica "fuzzy". A lógica "fuzzy" ou nebulosa foi criado por Lofti Zadeh com a finalidade de lidar com conceitos vagos e imprecisos da vida diária, fazendo oposição às lógicas "clássicos" cuja base é binária (só aceita "verdadeiro" ou "falso"). Esta metodologia foi aplicada a um caso prático de avaliação, buscando extrair a expectativa dos alunos de diversas turmas de ciências biomédicos de uma universidade sobre o mercado de trabalho. Os resultados obtidos foram promissores demonstrando que os conceitos de lógica "fuzzy" devem ser aplicados em questionários de avaliação em especial relacionados a questões com alto grau de subjetividade.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Lógico "Fuzzy"; Questionários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )