SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número37Questionários para avaliação institucional baseados na lógica FuzzyAvaliação das relações cognitivas e motoras na aquisição instrucional das habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTOS, Cássio Miranda dos. Os Primeiros passos da pós-graduação no Brasil: a questão da dependência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.479-492. ISSN 0104-4036.

O presente artigo trata da história dos mestrados no Brasil, enfocando a questão da implantação de um modelo dependente de pós-graduação. Iniciando o levantamento histórico na década de 30, o trabalho enfatiza a década de 60, tratando do contexto político-econômico da implantação formal dos cursos de pós-graduação no Brasil, com a publicação do Parecer 977/65 do relator Newton Sucupira.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Mestrado; Ensino Superior; Dependência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )