SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número38O Projeto pedagógico na escola democrática: avaliação das condições institucionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GOMES, Cândido Alberto  e  CASTRO, Plínio Eduardo Monteiro de. A gestão do espaço no ensino médio público: o caso do Distrito Federal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.05-14. ISSN 0104-4036.

O ensino médio hoje deixa de ser um apêndice do ensino fundamental, gerando novos desafios, como a gestão do espaço. Contribuindo paro o estudo desse tema, são relatados os resultados de pesquisa realizada junto à rede pública do Distrito Federal (estudo de caso e levantamento por amostragem), que indicam: 1) os alunos, apesar da distorção série-idade e da baixa renda, em maioria não trabalhavam; 2) a distribuição das escolas, próximas à residência, minimizava os custos de transporte e favorecia a democratização; 3) uma parte dos alunos se deslocava para outras cidades em busca de escolas de maior reputação, numa corrida pela ocupação de nichos de melhor qualidade. São analisadas implicações para a localização escolar e a estratégia de matrícula que contemplem o equilíbrio entre eficiência e democratização.

Palavras-chave : Ensino Médio; Democratização da Educação; Custos Educacionais; Localização de Escolas; Ordenamento da Rede Escolar; Políticas e Planejamento Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )