SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número38A gestão do espaço no ensino médio público: o caso do Distrito FederalBoletim da Escola: diagnóstico multidimensional das escolas do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LEITE, Sérgio Antônio da Silva  e  PERON, Sara Cristina. O Projeto pedagógico na escola democrática: avaliação das condições institucionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.15-32. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de avaliar o trabalho de um grupo de educadores de uma escola do ensino fundamental, desenvolvendo um projeto democrático de gestão escolar. Os dados foram coletados através de observações do funcionamento dos diversos grupos que compõem a estrutura escolar e de entrevistas com os profissionais. A análise dos dados permitiu identificar os fatores facilitadores e não-facilitadores do processo em desenvolvimento. Tais aspectos são discutidos à luz das recentes contribuições teóricas sobre a gestão na escola democrática.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Gestão Democrática; Organização Escolar; Organização Docente; Avaliação; Avaliação Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )