SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número38Boletim da Escola: diagnóstico multidimensional das escolas do ParanáCapacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ARAUJO, Maria Arlete Duarte de  e  BORGES, Djalma Freire. Ambientes de aprendizagem com suporte das TIC: o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.45-53. ISSN 0104-4036.

Em um contexto de aprendizagem e de socialização ampliado recai sobre as instituições de ensino superior a necessidade de criar novos ambientes de aprendizagem amparados na utilização intensiva de novas tecnologias de informação e comunicação. A criação de tais ambientes e sua ação eficiente exigem não só a implantação de uma infra-estrutura de laboratórios de computação, a instalação de pontos de Internet e a aquisição e formulação de novos aplicativos facilitadores de aprendizagem, mas especialmente alterações no papel dos atores principais no processo ensino-aprendizagem: o professor e o aluno. O professor deve assenhorear-se rápida e profundamente dos novos instrumentos materiais postos à sua disposição para a tarefa educativa; e o aluno deve sair de uma antiga posição passiva, adotando uma postura mais reflexiva e de investigação. Foi refletindo sobre tais problemas que o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mais de 4000 alunos matriculados, está dando os primeiros passos para a criação de ambientes de aprendizagem com suporte nas tecnologias de informação e comunicação, superando de um lado as naturais resistências tanto de alunos quanto de professores; e de outro, as limitações impostas pela escassez de recursos de financiamento para as universidades públicas brasileiras.

Palavras-chave : Ambientes de Aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação; Processo Ensino-Aprendizagem; Papel dos Atores: Professor e Aluno; Resistências de Professores e Alunos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )