SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número38O sentido da educação física nos discursos oficiais e o cotidiano em uma escola pública cearensePor uma educação de qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOUSA, Sandra Zákia et al. Ciclos e progressão escolar: indicações bibliográficas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.99-114. ISSN 0104-4036.

A reorganização do ensino fundamental em ciclos, em substituição à tradicional organização seriada, usualmente acompanhada de medidas que alteram a sistemática de promoção/reprovação escolar, via de regra denominadas de progressão continuada, tem sido crescentemente adotada em diversos sistemas públicos de educação. Considerando a oportunidade e relevância do desenvolvimento de pesquisas sobre propostas e iniciativas em curso no Brasil e pressupondo que estas devam representar um avanço em relação ao conhecimento que já se tem produzido e divulgado sobre o assunto, organizamos o presente texto, que apresenta um levantamento e caracterização de produções divulgadas no Brasil, a partir do ano de 1980 até o primeiro semestre de 2002. Foram selecionadas produções divulgadas em livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas da área de educação, privilegiando-se as de natureza acadêmica. Incluímos ainda dissertações e teses, produzidas no período delimitado, bem como textos apresentados em eventos, totalizando noventa e seis títulos.

Palavras-chave : Ciclos; Progressão Escolar; Progressão Continuada; Seriação; Estado da Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )