SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número39Promoção da Saúde pela via da Interdisciplinaridade na área Educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ELLIOT, Lígia Gomes; FONTANIVE, Nilma Santos  e  KLEIN, Ruben. A capacitação de professores em avaliação em sala de aula: um esboço de idéias e estratégias. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.141-152. ISSN 0104-4036.

A consolidação de sistemas de avaliação em larga escala tem sido acompanhada pela implementação de políticas educacionais nos níveis federal, estadual e municipal. De um modo geral, a qualidade da educação tem sido o principal alvo dessas políticas. Sua implementação, no entanto, depende da ação dos professores dentro de suas salas de aula e do modo como eles conduzem a avaliação dos alunos. Os professores são conhecidos como o elemento-chave, que é responsável pela melhoria da avaliação em sala de aula e usa os resultados da avaliação para beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da avaliação dos alunos respondem a várias questões dos grupos nela interessados. Por exemplo: as escolas necessitam saber se seus alunos podem mostrar um nível mais alto de rendimento, principalmente depois de um exame ou de uma avaliação externa. Os professores, por seu lado, necessitam confirmar se seus alunos aprenderam, ou não, assim como saber quão bons eles são quando comparados seus resultados aos de outros alunos. A família, os pais e os próprios alunos necessitam saber como eles, alunos, estão em relação aos padrões de desempenho. Os administradores escolares, incluindo o sistema educacional, necessitam saber como as escolas e seus professores estão desempenhando seus papéis para conseguir bons resultados na avaliação. Assim, para realizar uma avaliação adequada em sala de aula, os professores necessitarão melhorar seu conhecimento e prática sobre ela. Como fazer isto? O propósito principal deste artigo é apresentar e discutir algumas idéias e estratégias relacionadas ao fortalecimento dos professores em avaliação na sala de aula.

Palavras-chave : Avaliação Escolar; Capacitação de Professores em Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )