SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número39Uma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-graduação em EngenhariaEstudantes do ensino médio em pesquisa científica: uma ação educacional possível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de  y  DIAS, Michele Regiane. A questão da acessibilidade em uma rede escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.180-196. ISSN 0104-4036.

Neste trabalho analisamos a performance de uma rede de escolas públicas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em relação ao nível de acessibilidade dos estudantes às escolas. A aplicação de um indicador de acessibilidade, que incorpora uma medida de separação espacial e a capacidade das escolas, conduz a resultados que demonstram que há variações moderadas entre o nível de acessibilidade dos estudantes das diferentes regiões da cidade de Londrina-Paraná. As informações sobre o Ensino Fundamental nas escolas públicas da cidade de Londrina são, sem dúvida, importantes para administradores, professores e estudantes do sistema e podem ser levadas em conta, especialmente na fase de planejamento, para a definição de ações sobre o sistema sujeitas às restrições orçamentárias do setor.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Escolas Públicas; Acessibilidade; Rede Escolar; Planejamento; Modelagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )