SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número39Utilização do ENEM pelas universidades estaduais paulistas: abordagem quantitativa da abrangência do exame e desempenho dos egressos de escolas públicas e privadas de ensino médioEmergência de novas ordens na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MALHEIRO, João. Avaliação educacional: em busca da individualização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.222-231. ISSN 0104-4036.

O autor do artigo procura mostrar a importância, por um lado, da própria avaliação como instrumento de equilíbrio entre a alienação e emulação do aluno no ensino-aprendizagem, e, por outro, a necessidade de se reverem as técnicas de avaliação tradicionais para alcançar modalidades de avaliação mais atualizadas, de forma que não só sirvam como termômetro para o professor de como ele ensina e o aluno aprende, mas também de como adequar a avaliação ao ritmo de aprendizado de cada aluno, alcançando uma maior justiça e utilidade dessa avaliação. Conclui o artigo, apontando a necessidade de as escolas públicas alcançarem níveis mais reais e efetivos de autonomia, a fim de poderem exercer de forma mais democrática essas avaliações.

Palabras clave : Alienação; Emulação; Negociação; Diversidade; Avaliação Formativo; Autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )