SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número40Utilización de a Teoría de Respuesta al ítem en el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PINTO, Fátima Cunha Ferreira; LETICHEVSKY, Ana Carolina  y  GOMES, Simone Caputo. O ENEM em síntese: propostas teóricas e desdobramentos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.261-282. ISSN 0104-4036.

O presente artigo, inicial de uma série, faz uma síntese histórica dos cinco anos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2003) e de suas propostas como instrumento de avaliação em larga escala. Com base em sua matriz teórica refletiremos sobre o ENEM como um composto de faces complementares prova de redação e prova objetiva que permitem avaliar o nível de leitura e escritura do mundo em que se insere o participante. Um questionário padronizado abordando aspectos sociais, econômicos e culturais, respondido voluntariamente pelo examinando no ato de inscrição, possibilita vislumbrar o seu perfil e analisar a correlação dos resultados obtidos nas provas com variáveis de natureza diversa (intra e extra-escolares) que podem impactar o seu desempenho. Consagrado pelos jovens como instrumento de auto-avaliação, sua finalidade primeira, o ENEM tem sido aproveitado nestes cinco anos para outros fins, seja no que diz respeito à continuidade dos estudos ou à inserção no mercado de trabalho: os participantes podem utilizar seus resultados como requisito parcial para o acesso a cursos acadêmicos ou à área profissional. Procuramos descrever no artigo o construto teórico que tem fundamentado os critérios do ENEM para avaliação de competências e habilidades do cidadão ao término da escolaridade básica, enfatizando o ajuste e o aprimoramento ano a ano dos critérios de correção da prova de redação (ainda presos em 1998 a uma visão tradicional) em busca de maior similitude e coerência com o modelo de cinco competências da prova objetiva, mantido desde a primeira edição. Caminhando para o seu sexto ano de realização, o ENEM objetiva propiciar ao participante uma oportunidade de se auto-avaliar como leitor e escritor da realidade, isto é, como cidadão consciente capaz de atuar na solução de problemas sociais resguardando os direitos humanos. Isto posto, vale acrescentar que consideramos nosso texto apenas como uma síntese preliminar para que o leitor, especialmente o não-familiarizado ou o que ainda não incorporou os pressupostos teóricos do ENEM, possa acompanhar as análises e participar das discussões sobre o desempenho dos participantes a serem desenvolvidas em artigos posteriores.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Competências Básicas e Habilidades; Redação; Prova Objetiva; Questionário Socioeconômico e Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )