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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Evasão discente na Universidade Federal do Ceará (UFC): proposta para identificar causas e implantar um Serviço de Orientação e Informação (SOI). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.332-347. ISSN 0104-4036.

A evasão discente no Ensino Superior é um fenômeno freqüente e grave, que se verifica na maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras, sejam públicas ou privadas, e que, portanto, deve ser combatido com ações criativas e não onerosas, porém eficazes. O panorama atual demonstra que as investigações ou programas visando diminuir a evasão discente nos IES são, ainda, pouco freqüentes. Nosso projeto tem como objetivo principal implantar um Serviço de Orientação e Informação aos egressos do ensino médio, que sejam candidatos aos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Ceará. Acreditamos que essa atividade impulsionará, ademais, o debate interno entre docentes e entre discentes sobre a necessidade de desenvolver e implementar novas propostas pedagógicas, tais como: o ensino à distância e noturno.

Palabras clave : Evasão Discente; Ensino Superior; Orientação Psicopedagógica; Avaliação Educacional.

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