SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número40Deserción discente en la Universidade Federal do Ceará (UFC): propuesta para identificar sus causas e implantar un Servicio de Orientación e InformaciónNuevos vientos pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GRANATO, Teresinha Accioly Corseuil. Multiculturalismo e universalismo: implicações para as políticas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.348-360. ISSN 0104-4036.

Neste trabalho a autora analisa, mediante perspectivas da filosofia da educação, a tensão dialética entre multiculturalismo e universalismo, incluindo os argumentos desenvolvidos por diretrizes educacionais atuais a favor ou contra as múltiplas tendências. Fundamenta-se predominantemente nos estudos de Jürgen Habermas e Gilbert Durand sobre relativismo ético em suas conotações com valores contextuais e transculturais. Comenta os trabalhos de autores contemporâneos americanos, europeus e brasileiros sobre as implicações do multiculturalismo com o neoliberalismo e os processos de globalização, examinando as relações de poder subjacentes a esses movimentos, que influenciam as políticas educacionais das diversas nações. Conclui apresentando a proposta do "agir comunicativo" para possíveis soluções das crises vividas no momento presente.

Palabras clave : Multiculturalismo e Universalismo; Interculturalismo; Valores Contextuais e Transculturais; Aspectos Políticos; Agir Comunicativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )