SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número40Evasão discente na Universidade Federal do Ceará (UFC): proposta para identificar causas e implantar um Serviço de Orientação e Informação (SOI)Novos ventos pedagógicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GRANATO, Teresinha Accioly Corseuil. Multiculturalismo e universalismo: implicações para as políticas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.348-360. ISSN 0104-4036.

Neste trabalho a autora analisa, mediante perspectivas da filosofia da educação, a tensão dialética entre multiculturalismo e universalismo, incluindo os argumentos desenvolvidos por diretrizes educacionais atuais a favor ou contra as múltiplas tendências. Fundamenta-se predominantemente nos estudos de Jürgen Habermas e Gilbert Durand sobre relativismo ético em suas conotações com valores contextuais e transculturais. Comenta os trabalhos de autores contemporâneos americanos, europeus e brasileiros sobre as implicações do multiculturalismo com o neoliberalismo e os processos de globalização, examinando as relações de poder subjacentes a esses movimentos, que influenciam as políticas educacionais das diversas nações. Conclui apresentando a proposta do "agir comunicativo" para possíveis soluções das crises vividas no momento presente.

Palavras-chave : Multiculturalismo e Universalismo; Interculturalismo; Valores Contextuais e Transculturais; Aspectos Políticos; Agir Comunicativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )