SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número40Nuevos vientos pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MONFREDINI, Ivanise  y  RUSSO, Miguel Henrique. O Projeto Político-Pedagógico, o trabalho e a gestão escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.382-403. ISSN 0104-4036.

Este texto discute os resultados de uma investigação realizada com um grupo de escolas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo com o objetivo de acompanhar o processo de produção e implementação do projeto pedagógico das mesmas. Procurou-se captar elementos para uma reflexão sobre a relação entre Projeto Político-Pedagógico e a gestão da escola. Uma vez que os sujeitos da pesquisa eram todos membros da equipe técnica das escolas - diretores, assistentes de diretor e coordenadores - procurou-se identificar a percepção destes profissionais quanto ao Projeto Político-Pedagógico, bem como quanto à sua função no processo de produção e implementação do mesmo, com base nas respostas a um questionário. A análise das respostas ao questionário indica que o concebem de forma idealizada dentro de uma racionalidade formalista e burocrática.

Palabras clave : Educação; Política Educacional; Projeto Político-Pedagógico; Gestão da Escola; Autonomia da Escola; Descentralização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )