SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número42Participação e implicação nas atividades escolares: algumas consideraçõesAnálise Envoltória de Dados para Avaliação de Departamentos de Ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NICACIO, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima  e  GOULART, Íris Barbosa. Avaliação da Relação entre Identidade, Trabalho e Emprego num Curso Destinado à Formação de Administradores Públicos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.42, pp.593-610. ISSN 0104-4036.

Imerso em um contexto repleto de mudanças políticas, econômico, sociais e, sobretudo, tecnológicas, o mundo do trabalho se depara com questões graves, como o enfraquecimento do emprego formal, reduções salariais, precarização e informatização do trabalho. Este artigo sintetiza um estudo que teve como objetivo avaliar a articulação entre identidade, trabalho e emprego, tomando como sujeitos os alunos de um curso que vincula formação profissional à garantia de emprego. Foi realizada uma pesquisa qualitativa  estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram interpretados mediante a análise de conteúdo, que permitiu inferir a avaliação do universo de significações dos entrevistados. O referencial teórico baseou-se na tese do materialismo dialético, que defende a centralidade do trabalho na vida humana.

Palavras-chave : Identidade; Trabalho; Emprego; Educação; Psicologia; Administração Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )