SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número42Avaliação da Relação entre Identidade, Trabalho e Emprego num Curso Destinado à Formação de Administradores PúblicosAvaliando o processo de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MELLO, Maria Helena Campos Soares de; LETA, Fabiana Rodrigues; GOMES, Eliane Gonçalves  e  MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de. Análise Envoltória de Dados para Avaliação de Departamentos de Ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.42, pp.611-622. ISSN 0104-4036.

Na avaliação de departamentos de ensino de uma universidade há sempre a impressão de subjetividade, devida à maior ou menor importância atribuída às funções que eles devem exercer: ensino pesquisa e extensão. Além disso, os modelos correntes baseados em somas ponderadas obrigam a que os departamentos tenham bom desempenho em todos os itens avaliados, prejudicando seriamente aqueles que têm vocação muito forte em apenas uma área, como por exemplo, um departamento forte em ensino, mas sem pesquisa. Estes dois problemas, são particularmente graves quando a avaliação é usada para a distribuição de recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Neste artigo propõem-se um modelo alternativo baseado em Análise Envoltória de Dados (DEA). Esta técnica compara a produção de cada departamento com os recursos disponíveis. A atribuição de pesos a cada item é diferenciada por departamento, de forma a não haver subjetividade e valorizar-se o item de melhor desempenho de cada um. Neste artigo são avaliados departamentos do Centro Tecnológico da Universidade Federal Fluminense, considerando como recursos a quantidade de professores, e como produtos variáveis ligadas ao número de alunos, número de turmas, pesquisa e expansão. São usados modelos com e sem restrições aos pesos.

Palavras-chave : Avaliação; Eficiência; Análise Envoltória de Dados; Departamento de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )