SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número43Aula no es necesariamente un aprendizajeTecnologío de la informoción e comunicoclon en la escuela: nuevos horizontes en la producción escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LIBORIO, Helena  y  COSTA, Jorge Adelino. O Impacto de um programa de avaliação externa no desenvolvimento organizacional de uma escola: a new institutional approach on an external evaluation program. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp.696-710. ISSN 0104-4036.

A avaliação das escolas é uma problemática que pode ser estudada sob várias perspectivas. Vamos aqui apresentá-la numa dimensão organizacional, colocando-nos numa perspectiva analítico-interpretativa e convocando o neo-institucionalismo como modelo de análise. À luz deste quadro teórico, as organizações escolares são usualmente apresentadas como sistemas debilmente articulados, pois que não há articulação entre a estrutura organizacional e a actividade técnica (contemplando esta última as actividades de ensino-aprendizagem). Neste sentido, as organizações escolares legitiman a sua existência através de mecanismo de conformidade com o meio institucional, apelando à lógica de confiança e de boa fé, de que exemplo a ênfase que dão ao profissionalismo docente. Deste modo, as organizações escolares tendem a evitar a avaliação e a inspecção, uma vez que estas põem em causa a lógica de confiança e da boa fé que, na perspectiva em que nos colocamos nesta investigação, constitui o garante da estabilidade das organizações escolares. Quando não podem evitar a avaliação e a inspecção, estas tendem a incorporar as práticas avaliativas de forma ritualizada e cerimonial, integrando-as isomorficamente com os seus meios institucionais, como forma de se legitimarem e sobreviverem. Com base no estudo de uma escola básica do 2º e 3º ciclos (estabelecimento de ensino freqüentado por alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade) da região centro do território continental português, procuramos interpretar à luz dos pressupostos subsidiários da teoria neo-institucional, atrás enunciados, o impacto do Programa de Avaliação Integrada das Escolas (programa de avaliação externa da responsabilidade da Inspecção Geral de Educação).

Palabras clave : Avaliação das Escolas; Neo-institucionalismo; Gestão Escolar; Desenvolvimento Organizacional; Estudo de Caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )