SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número43O Impacto de um programa de avaliação externa no desenvolvimento organizacional de uma escola: a new institutional approach on an external evaluation programO vestibular seriado e suas contribuições para o aperfeiçoamento do acesso ao ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp.711-725. ISSN 0104-4036.

As tecnologias de informação e comunicação TIC trazem contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores. Por trata-se de uma nova forma de expressão do pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e afetivos que suscitam. Este artigo apresenta uma análise da representação do pensamento e da construção do conhecimento por meio do uso do computador nas primeiras iniciativas e inserção do computador à educação brasileira e no momento atual em que as TIC e os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem revelam com maior ênfase a questão da autoria dos sujeitos do conhecimento (educadores e alunos).

Palavras-chave : Tecnologia de Informação e Comunicação; Educação; Ensino; Aprendizagem; Escrita; Leitura; Hipertexto; Ambientes Virtuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )