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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BACCHETTO, João Galvão. O vestibular seriado e suas contribuições para o aperfeiçoamento do acesso ao ensino superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp.726-736. ISSN 0104-4036.

Este trabalho faz uma análise de sistemas de ingresso universitário baseados em avaliações durante o ensino médio, observando seus principais avanços e limitações. Para tanto foram observadas algumas experiências: o Sistema de Avaliação Progressiva para Ingresso no Ensino Superior promovida pela Cesgranrio; Programa de Avaliação Seriada da UnB; Seleção por Etapas para Ingresso da UFOP; Processo Seletivo Seriado da UFPB; e Programa de Ingresso ao Ensino Superior da UFSM. A maior contribuição do novo modelo para o acesso ao ensino superior foi a participação de professores e estudantes na sua elaboração, resultando numa aproximação do currículo do ensino médio com os pré-requisitos para a universidade, o que poderia ocorrer sem que se adotasse o regime seriado.

Palavras-chave : Vestibular; Acesso; Exame; Universidade; Ensino Médio; Exame Seriado.

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