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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BOCLIN, Roberto. Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.45, pp.959-979. ISSN 0104-4036.

O estudo se propõe pesquisar a qualidade do desempenho docente com base na informação dos alunos, em cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Veiga de Almeida-UVA: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Serviço Social, Turismo e Seqüenciais de Gestão Empresarial, Gestão Imobiliária, Gestão de Marketing Estratégico e de Técnicas de Propaganda e Marketing. Adota como princípio que um número elevado de variáveis incidindo sobre um único critério, no caso o desempenho docente, pode oferecer um resultado qualitativo apreciável (STAKE, 1974). A metodologia foi inspirada em pesquisa semelhante realizada por Maria Elba Dantas Pereira e João Crisóstomo de Morais, da Universidade Federal da Paraíba, no segundo semestre de 2000, com alunos e docentes do curso de Arquitetura.

Palavras-chave : Indicadores; Avaliação; Ensino Superior; Avaliação Qualitativa; Singularidade; Subjetividade.

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