SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número45Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de casoPercebendo o corpo que aprende: Considerações teóricas e indicadores para avaliação da linguagem não-verbal de escolares do 1º. Ciclo do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTOS, Suzana Maria Ortiz dos. Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.45, pp.981-994. ISSN 0104-4036.

O propósito deste texto é apresentar em síntese a tese "Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas", que busca indagar e compreender o pensamento do professor de Artes Plásticas na avaliação dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental no Brasil. Este estudo enquadra-se em um enfoque qualitativo não experimental de tipo exploratório. Através das entrevistas com os professores, a declaração do docente considerada "uma ação mediada pela palavra", buscou-se as teorias implícitas a fim de tornarem-se explícitos os marcos de referência do professor de Artes Plásticas e compreender como ele percebe, pensa, teoriza e compreende sobre a avaliação nas Artes Plásticas. O interesse do investigador foi desafiar um campo pouco revisto, que é o campo da Psicologia, da Arte e da Didática, buscando um ponto onde se encontram o psicológico, o didático e o artístico. As escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram o lugar de trabalho. Das declarações obtidas nesta investigação, chega-se a determinados resultados: os dados trazem evidências de que na escola a atividade de avaliar nas Artes Plásticas consiste na atribuição de um juízo de valor a uma realidade observada; no processo de avaliação nas Artes Plásticas busca-se uma ação reflexiva, "o avaliar" dentro da proposta da avaliação diagnóstica e formativa; o conhecimento do professor pode ser considerado um conhecimento leigo e também como teorias pedagógicas pessoais (teorias implícitas), estas nem sempre percebidas pelos professores, porém fazem parte de um papel importante na organização do conhecimento do professor.

Palavras-chave : Pensamento do Professor; Avaliação em Artes; Teorias Implícitas; Compreender; Juízo de Valor; Ação Reflexiva; Conhecimento Leigo; Psicologia; Arte; Didática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )