SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número46O significado das tecnologias de informação para educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GOMES, Candido Alberto. Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.46, pp.11-38. ISSN 0104-4036.

Este trabalho é uma pesquisa de pesquisas que tem em vista efetuar um balanço das experiências de desseriação escolar no ensino fundamental do Brasil, nos últimos 15 anos, buscando resposta, entre outras à indagação sobre se tais experiências têm contribuído para melhorar o desempenho dos alunos ou, ao contrário, à queda de aproveitamento discente. Para tanto foram selecionadas e analisadas 62 pesquisas nacionais, com diferentes enfoques teóricos e metodológicos. Os resultados mostram que diferentes experiências de desseriação apresentam riscos e desvantagens, entre elas a quebra do chamado "contrato social" em que se baseia a escola e que tem na ameaça da reprovação um dos seus esteios. A aceleração da aprendizagem, como programa transitório, apresentou de modo geral resultados positivos. As propostas muitas vezes se ressentem de falhas de implantação e tendem a enfrentar mais resistências quanto mais tentam modificar os códigos educacionais. As pesquisas de maior porte não encontram evidências de que a desseriação rebaixe significativamente o aproveitamento discente, mas também não apresentam indicações de que a mesma o eleve. As experiências internacionais mostram que os países onde a promoção automática é adotada, o aluno é cercado de cuidados para elevar a sua aprendizagem, enquanto, por outro lado, a reprovação se revela uma expressão cultural. As conclusões indicam que o risco da desseriação insiste em contentar-se com a melhoria da eficiência e a redução dos custos, por meio da correção do fluxo discente, mantendo baixos níveis de qualidade e eqüidade.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Repetência; Ciclos; Aceleração da Aprendizagem; Progressão Continuada; Democratização da Educação; Educação Comparada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )