SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número46Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SILVA, Christina Marília Teixeira da  e  AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de. O significado das tecnologias de informação para educadores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.46, pp.39-54. ISSN 0104-4036.

A pesquisa descrita, de natureza quanti-qualitativa, visou investigar as percepções de docentes em relação às tecnologias de informação (TI), em especial o computador e a Internet. Trata-se de continuação de estudo anterior, que buscou identificar o significado das TI para os educandos. Os dados obtidos junto a 556 alunos revelaram que estes, além de desejarem lidar com as TI em sua aprendizagem, consideravam o computador como uma ferramenta e, a Internet, um instrumento de comunicação e pesquisa. Neste estudo, com 120 professores de escolas públicas e particulares, encontramos indicadores de o computador ser considerado um aliado, e não uma ameaça, em relação à profissão docente. Constatamos, também, que parece haver relação entre o tipo de escola em que o professor atua e a utilização das TI na prática pedagógica. Há indícios de que a rejeição que parecia haver por parte do magistério às novas tecnologias vem diminuindo.

Palavras-chave : Educação; Tecnologias de Informação; Psicologia Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )