SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número46Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentalesProjeto político-pedagógico: utopia ou realidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PATTON, Michael Quinn. The challenges of making evaluation useful. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.46, pp.67-77. ISSN 0104-4036.

A avaliação como profissão vem estudando meios de ampliar a utilização das avaliações. Aqui são apresentadas algumas lições aprendidas como importantes, para avaliações serem úteis: clareza sobre quais são as utilizações pretendidas pelos principais usuários pretendidos; criação e fortalecimento de uma cultura de orientação de resultados e constatação da realidade que apóie a utilização da avaliação; colaboração nas decisões sobre com quais resultados se comprometer e se responsabilizar; garantia de que a verificação dos resultados e do processo de desenvolvimento do programa seja reflexiva, significativa, oportuna, confiável e integrada ao programa; utilização dos resultados de um modo visível e transparente servindo como exemplo para outras utilizações responsáveis de resultados

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )