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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SERPA, Carlos Alberto; FIRME, Thereza Penna  e  LETICHEVSKY, Ana Carolina. Ethical issues of evaluation practice within the brazilian political context. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.46, pp.105-114. ISSN 0104-4036.

Este trabalho avalia um conflito freqüentemente encontrado por um profissional de avaliação atuando no contexto brasileiro bem como suas respectivas implicações para o processo avaliativo. O desafio está em cumprir os princípios éticos que guiam uma verdadeira avaliação e que ainda qualificam as interações de todos os atores dentro de um complexo contexto político no qual: (a) o reconhecimento e a regularização da profissão de avaliador deixam muito a desejar; (b) uma sólida associação profissional de avaliadores está ainda por ser constituída e (c) temos precária orientação prática para prestar esclarecimento aos atores no processo avaliativo. O conflito para o avaliador está na implementação dos princípios e padrões que guiam a formação de um avaliador profissional em face da limitada autonomia de decisões em relação à utilização de resultados e recomendações. Ilustramos aqui este conflito descrevendo três exemplos de casos em avaliação realizados pela Fundação Cesgranrio, enfocando programas nas áreas social, educacional e empresarial.

Palavras-chave : Valores Éticos; Profissional da Avaliação; Verdadeira Avaliação.

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