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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ESTEVES, Vera Vergara; PEREIRA, Wally Chan  e  SIANO, Lucia Maria França. Uma competência emergente na gestão escolar: a animação cultural. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.47, pp.169-180. ISSN 0104-4036.

O conceito de gestão está relacionado ao conhecimento e à prática que fazem as organizações funcionarem em relação a determinados objetivos. A escola é o espaço público escolhido pela sociedade para, através de suas ações, atingir seus objetivos educacionais. Nas escolas inseridas ou junto a comunidades carentes, surge no Brasil, nos anos 80, a figura do animador cultural, que passa a realizar um trabalho de educação popular, mais relacionado, em geral às artes e educação física, por serem, em geral, profissionais dessas áreas. Enquanto em nosso país não há uma formação específica, na Franca, o animador cultural possui formação em curso em nível universitário, chegando a atingir um contingente de cerca de 200.000 profissionais. Propomos nesse trabalho a mudança de eixo da animação cultural em escolas brasileiras, ou seja, que ela se fundamente em uma posição que ultrapasse a de educação popular dos anos 80 para um conceito habermasiano de desenvolvimento da subjetividade para atingir a autonomia do sujeito, conjugado a uma ação comunicativa nas comunidades próximas e envolvido com um projeto de profissionalização baseado em competências.

Palavras-chave : Gestão; Animação Cultural; Profissionalização; Competências.

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