SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número48A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebolaMulticulturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, Gerson Pastre de. Fluência tecnológica, comportamento e complexidades: um laboratório de informática, o tempo, as pessoas e outras coisas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.307-332. ISSN 0104-4036.

Este artigo relata uma experiência de campo que utilizou a observação participativa com intuito de evidenciar alguns comportamentos relacionados ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) por parte de estudantes de pós-graduação. Realizado em um laboratório de informática utilizado por mestrandos e doutorandos em educação, o estudo procurou verificar questões relacionadas à fluência no uso das NTIC e algumas trajetórias pessoais de aprendizagem tecnológica entre usuários de alto nível de escolaridade. Em meio a tais interesses, surgiram, no estudo, outras questões: o comportamento dos estudantes na relação com os pares, a relação tempo/novas tecnologias, os recursos não-formais de aprendizagem de uso das tecnologias digitais. A análise dos dados obtidos, longe de obter respostas definitivas e prescrições, abre outros questionamentos cuja investigação é fundamental para a compreensão das novas formas de aprender na sociedade contemporânea, bem como inquietações relacionadas ao tempo e à alteridade.

Palabras clave : Observação Participativa; Fluência Tecnológica; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; Tempo; Alteridade; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )