SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número48Fluência tecnológica, comportamento e complexidades: um laboratório de informática, o tempo, as pessoas e outras coisasNovos rumos para o ensino médio noturno. Como e por que fazer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CANEN, Ana  e  XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.333-344. ISSN 0104-4036.

O presente artigo discute possibilidades de articulação de uma perspectiva multicultural ao componente de pesquisa na formação docente, analisando implicações de tal articulação e discutindo a extensão em que está presente no discurso das Diretrizes Curriculares de Formação de Professores (BRASIL, 2000b). Em um primeiro momento, discute o multiculturalismo e a pesquisa, como componentes da formação de professores, levantando tensões e possibilidades em sua articulação; em seguida, relata o contexto em que emergem as recentes políticas educacionais e analisa ênfases e silêncios das diretrizes curriculares nacionais de formação de professores, com relação ao papel da pesquisa e do multiculturalismo em suas formulações. Conclui, indicando a necessidade de se concretizar estratégias multiculturais na formação docente que permitam superar binômios tais como o que separa pesquisa acadêmica de pesquisa prática nessa formação.

Palavras-chave : Multiculturalismo; Pesquisa; Formação de Professores; Diretrizes Curriculares de Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )