SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número48Novos rumos para o ensino médio noturno. Como e por que fazer?Avaliação em alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BRAGA, Daniel; SILVA, Rogério Renato  e  PALOS, Cássia Maria Carraco. Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.361-374. ISSN 0104-4036.

Este ensaio discute alternativas de apoio ao desenvolvimento da capacidade avaliatória em organizações da sociedade civil. Nele são debatidos elementos estratégicos para apoiar processos de aprendizagem nas organizações e para fortalecer conquista de autonomia no campo da avaliação. Aborda-se a construção da capacidade avaliatória como processo de construção de sujeitos, e não como um movimento de natureza predominantemente técnica. Com base nos princípios de aprendizagem, autonomia, respeito e participação são propostas cinco dimensões estratégicas para apoiar o desenvolvimento de capacidade avaliatória: 1) a consciência a respeito e a capacidade de lidar com as relações de poder presentes nas ações avaliatórias; 2) a busca de razões e motivação para avaliar as práticas; 3) a construção de um certo grau de identidade organizacional em torno da avaliação; 4) o desenvolvimento de competências no campo da facilitação e gestão de processos e da investigação da realidade, necessárias a realização de avaliações; 5) a captação e alocação de recursos para criar as condições de trabalho necessárias aos processos de avaliação.

Palavras-chave : Avaliação; Capacidade Avaliatória; Avaliação de Programas; Desenvolvimento Organizacional; Identidade Organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )