SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número48Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexõesA pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Avaliação em alfabetização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.375-382. ISSN 0104-4036.

O presente artigo analisa as competências da alfabetização com base nas recentes descobertas da Ciência Cognitiva da Leitura. De modo particular demonstra a necessidade de basear as matrizes de avaliação em conceitos claros e sólidos que diferenciam as diferentes competências, especialmente a diferença entre ler e compreender. O artigo também analisa a proposta para avaliação da alfabetização na 2ª. série do ensino fundamental formulada pelo CEALE/UFMG e mostra sua fragilidade para avaliar, de forma independente, as competências de leitura e compreensão.

Palabras clave : Alfabetização; Competências da Alfabetização; Diferença entre Leitura e Compreensão; Avaliação da Alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )