SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número48Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexõesA pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Avaliação em alfabetização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.375-382. ISSN 0104-4036.

O presente artigo analisa as competências da alfabetização com base nas recentes descobertas da Ciência Cognitiva da Leitura. De modo particular demonstra a necessidade de basear as matrizes de avaliação em conceitos claros e sólidos que diferenciam as diferentes competências, especialmente a diferença entre ler e compreender. O artigo também analisa a proposta para avaliação da alfabetização na 2ª. série do ensino fundamental formulada pelo CEALE/UFMG e mostra sua fragilidade para avaliar, de forma independente, as competências de leitura e compreensão.

Palavras-chave : Alfabetização; Competências da Alfabetização; Diferença entre Leitura e Compreensão; Avaliação da Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )