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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Mudanças tecnológicas e suas implicações na política de formação do professor. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.49, pp.469-486. ISSN 0104-4036.

O artigo discute as transformações ocorridas no mundo do trabalho, provocadas pela globalização da economia, pelas inovações tecnológicas e pela reestruturação produtiva, procurando evidenciar o impacto dessas transformações no perfil dos trabalhadores e, conseqüentemente, nos processos formativos. Em especial, o artigo enfoca a influência dessa nova lógica do mercado na política de formação de professores da educação básica. Para tanto, tomou-se, como referência, os documentos oficiais, entre eles, Referenciais para Formação de Professores, elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura e o Parecer nº 09/2001, do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, nos quais fica evidente a necessidade de mudar os modelos tradicionais de formação para se ajustar às novas demandas do mercado, utilizando, para isso, modelos formativos mais modernos e flexíveis. Na análise dos documentos, privilegiam-se dois eixos considerados fundamentais para a formação do professor nesse novo cenário: a formação reflexiva e a formação por competência, os mesmos estão articulados com as exigências empresariais e dos organismos internacionais, que acreditam em uma formação mais prática e instrumental capaz de promover a melhoria da qualidade da educação básica.

Palavras-chave : Mudanças Tecnológicas; Política de Formação; Professor Reflexivo; Formação por Competências.

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