SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número49Mudanças tecnológicas e suas implicações na política de formação do professorAuto-avaliação psicossocial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PAZETO, Antônio Elízio. Universidade, formação e mundo do trabalho: superando a visão corporativa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.49, pp.487-496. ISSN 0104-4036.

Universidade, formação e trabalho são discutidos na perspectiva de interdependência em relação a ambientes e a processos e, como tais, vêm constituindo uma temática complexa, particularmente em tempos de mudanças estruturais, como se vive atualmente. No centro dessa discussão, mais uma vez, encontra-se a universidade que protagoniza papéis diferenciados e nem sempre assentados em bases científicas, políticas e sociais consistentes. Nesse contexto, a formação - razão cada vez mais crescente por demanda universitária -, não se encontra em situação de conforto, quer frente aos egressos, quer em relação ao setor produtivo. Na base desse desconforto estão a organização e a gestão dos cursos, os processos de formação e as pressões do mercado. Se de um lado uma visão corporativa reduz a universidade e a formação às exigências do mercado, de outra parte, vislumbra-se que o regime de cooperação entre universidade e organizações do sistema produtivo, mediadas pelo diálogo cooperativo, apresenta-se como alternativa viável e como superação do modelo de formação em vigor.

Palavras-chave : Universidade; Formação; Mundo do Trabalho; Visão Corporativa; Visão Cooperativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )