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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DANNEMANN, Angela Cristina; FIRME, Thereza Penna  e  LETICHEVSKY, Ana Carolina. Setting up the Brazilian Evaluation Network: a challenging work with no boundaries. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2005, vol.13, n.49, pp.523-533. ISSN 0104-4036.

Uma avaliação pode ser um importante instrumento para o exercício da democracia. Para que isso ocorra é preciso assegurar a qualidade da avaliação, bem como a utilização apropriada dos seus resultados (PATTON,1997). Desta forma, a construção de uma sociedade democrática, que busca a melhoria permanente dos seus processos sociais (FETTERMAN; WANDERSMAN, 2005), depende do aprimoramento contínuo da sua prática de avaliação, em suas variadas manifestações. No Brasil, há aproximadamente 3 anos, foi criada a Rede Brasileira de Avaliação. Uma rede que, em sua concepção teórica, não possui limites ou fronteiras de discussão. Contudo, existem aspectos culturais e históricos (envolvendo valores), que criam limites para as referidas discussões e estabelecem fronteiras entre as diferentes instâncias. Este trabalho apresenta alguns destes limites e fronteiras, refletindo sobre a forma como aqueles que encomendam e que conduzem avaliações vêm contornando os limites e ultrapassando fronteiras.

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